O inglês está inserido no cotidiano cada vez de forma mais intensa. Em músicas, filmes, noticiário e até mesmo em situações do dia a dia, deparamo-nos com palavras e expressões no idioma de Shakespeare. E as crianças, sempre muito curiosas, não estão alheias a este processo, pois ouvem, mas, naturalmente, ainda não têm a capacidade de compreensão sobre o que está sendo dito.
Aprender um idioma cada vez mais cedo tem sido uma tendência, já que estudos comprovam que as crianças têm capacidade de assimilar um idioma adicional. Mas o que muda em relação ao ensino d e idioma para crianças maiores é a metodologia utilizada.
Na unidade de Mogi Mirim, o aprendizado de inglês começa na Educação Infantil, com 2 aulas semanais, inseridas no currículo. Brincadeiras, jogos e músicas são estratégias utilizadas para que as crianças assimilem o inglês de maneira divertida. Palavras e expressões básicas do novo idioma vão sendo inseridas no vocabulário dos pequenos de forma natural.
As aulas acontecem em um ambiente específico, que conta com infraestrutura adequada às faixas etárias atendidas, recursos tecnológicos, estímulos visuais e informações gramaticais que auxiliam no aprendizado. Os professores também passam a se comunicar com os alunos através de frases curtas, que podem ser assimiladas de maneira rápida e, muitas vezes, repetidas em casa ou nas brincadeiras com colegas.
Há ainda a música, que se transforma em um poderoso aliado no momento de ensinar inglês às crianças. Além de ser um recurso linguístico bastante divertido, utilizar canções durante as aulas estimula novas áreas do cérebro e ajuda no desenvolvimento de outras linguagens.
Todas as atividades são desenvolvidas em grupos, o que facilita a interação e torna o ambiente mais divertido. É como se todos estivessem participando de uma brincadeira, em que o aprendizado vai sendo inserido e assimilado respeitando as características e o tempo de cada criança.
As aulas integradas à metodologia CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua) trazem estímulos ao cérebro, fortalecem o sistema executivo cerebral, desenvolvem consciência metalinguística, aumentam a resistência cerebral, dentre outras vantagens.
Língua Inglesa no Colégio Imaculada:
– Aulas curriculares a partir da Educação Infantil (Maternal II).
– Aulas extracurriculares, a partir do Pré II. Programa integrado à metodologia CLIL – Aprendizagem Integrada de Conteúdos e de Língua. 3 aulas semanais, sendo uma destinada a oralidade – textos literários, científicos, notícias, culinária, entre outras estratégias.
– Material Extracurricular: Cambridge University Press. Não temos parcerias.
Comentários